Na Unidade Curricular Problemas Específicos de Comunicação do Aluno com Dificuldades de Aprendizagem Específicas, abordamos, entre outros, os conceitos de comunicação, linguagem e fala. É importante sabermos definir e diferenciar estes conceitos, para posteriormente compreendermos a que nível se inserem as diferentes dificuldades apresentadas pelas crianças.
Comunicação
É definida por Sim-Sim (1998) como um "processo activo de troca de informação que envolve a codificação (ou formulação), a transmissão e a descodificação (ou compreensão) de uma mensagem entre dois, ou mais, intervenientes".
O ser humano assume-se como um comunicador dada a sua condição de ser social e mesmo não querendo não consegue deixar de comunicar. O Silêncio, a imobilidade, as palavras, os gestos, entre outros, todos contêm uma mensagem a que os interlocutores atribuem um significado, daí que seja impossível não comunicar (Sim-Sim, 1998).
Linguagem
"A linguagem é um sistema convencional de símbolos arbitrários e de regras de comunicação dos mesmos, representando ideias que se pretendem transmitir através do seu uso e de um código socialmente socialmente partilhado, a língua" (Franco, Reis & Gil, 2003).
A linguagem (oral e escrita) permite ao homem comunicar, isto é, produzir e compreender variadíssimas mensagens linguísticas. A linguagem divide-se na compreensão e na produção (Sim-Sim, 1998).
- Compreensão - consiste em receber, decifrar e interpretar um conjunto de sons, sinais gráficos ou gestuais, de acordo com as regras de um determinado sistema linguístico.
- Produção/Expressão - consiste na estruturação de mensagens de acordo com as regras de um determinado sistema linguístico (cadeias de fonemas, sequências de gestos ou sequenciação de sinais gráficos).
Fala
É a materialização da linguagem na variante fónica (Sim-Sim, 1998). É um acto motor complexo controlado pelo sistema nervoso central (Franco, Reis & Gil, 2003). A produção da fala envolve a respiração (fonte de energia para a fonação), a fonação (vibração das cordas vocais que resulta na produção de som), a ressonância (qualidades específicas dos sons mediante a sua passagem pela cavidade nasal ou bucal) e a articulação (constrições impostas pela língua, dentes, lábios e palato) (Sim-Sim, 1998).
Bibliografia:
Franco, M., Reis, M., & Gil, T. (2003). Comunicação, linguagem e fala: perturbações específicas de linguagem em contexto escolar – fundamentos. Lisboa: Ministério da Educação: Departamento de Educação Básica.
Sim-Sim, I. (1998). Desenvolvimento da linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Bibliografia:
Franco, M., Reis, M., & Gil, T. (2003). Comunicação, linguagem e fala: perturbações específicas de linguagem em contexto escolar – fundamentos. Lisboa: Ministério da Educação: Departamento de Educação Básica.
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