domingo, 3 de novembro de 2013

Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

A Fala é o meio de comunicação mais utilizado, no entanto quando esta não é suficiente ou não existe, é necessário recorrer à comunicação alternativa como complemento ou como substituto à Fala.

Mas afinal o que é a CAA?
Segundo a American Spech-Language-Hearing Association (ASHA, 2002), a CAA corresponde a um conjunto de procedimentos e processos que têm como objectivo maximizar as competências comunicativas para que a comunicação seja funcional e eficaz. A CAA implica a substituição total da Fala ou a sua complementação com formas não faladas.

Podemos assim diferenciar a Comunicação Alternativa e a Comunicação Aumentativa. A Comunicação Alternativa consiste em utilizar formas de comunicação diferentes da Fala (signos gestuais, gráficos ou tangíveis) em indivíduos que não possuem a capacidade de falar. A Comunicação Aumentativa consiste numa comunicação de apoio ou complementar, na qual as formas alternativas de comunicação são utilizadas com um duplo objectivo: promover e apoiar a fala e, caso a pessoa não aprenda a falar, garantir uma forma de comunicação alternativa (Tetzchner & Martinsen, 2000).

Ainda de acordo com os autores Tetzchner e Martinsen (2000), existem diversos sistemas alternativos de comunicação que utilizam diferentes signos:
- Signos gestuais (ex: língua gestual)
- Signos gráficos (ex: SPC, PIC)
- Signos tangíveis (ou signos "tácteis", feitos de plástico ou de madeira com formas e texturas diferentes, ex: fichas Premack)

A escolha do tipo de signos a ser usado deve basear-se nas características motoras e perceptíveis da pessoa.

Despeço-me com um vídeo de uma música adaptada com signos gestuais e signos gráficos. Esta adaptação foi realizada por alunos da Universidade Fernando Pessoa, na disciplina de CAA do curso de Terapia da Fala.




Bibliografia:
American Spech-Language-Hearing Association (2002). Augmentative and alternative communication: knowledge and skills for service delivery. Acedido a 3 de Novembro de 2013, através de http://www.asha.org/policy/KS2002-00067/

Tetzchner, S. & Martinsen, H. (2000). Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto: Porto Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário