No nosso dia-a-dia realizamos uma série de actividades que dependem da audição. Atender e realizar chamadas telefónicas, ouvir rádio, abrir a porta aquando do toque da campaínha, assistir e participar nas aulas, pedir ajuda, realizar uma entrevista de emprego, entre outras actividades. A pessoa com défice auditivo apresenta limitações ou mesmo ausência de compreensão e expressão da linguagem verbal oral (fala), meio privilegiado de comunicação, que vão interferir na sua interacção diária com o ambiente social. Mas, hoje em dia, existe um conjunto de alternativas que permitem minimizar essas barreiras.
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é uma dessas alternativas. Através dela é possível expressar e compreender mensagens linguísticas que vão facilitar a comunicação entre dois utilizadores da LGP.
Além da LGP, existe no mercado um conjunto de tecnologias e apoio para as pessoas com Deficiência Auditiva, tais como:
Relógios despertadores vibratórios
Sintetizadores de voz
Telefones de texto
Implantes cocleares
Para mais informações cliquem aqui.
Durante a minha pesquisa, sobre as tecnologias de apoio para a Deficiência Auditiva, encontrei um vídeo de uma banda internacionalmente conhecida, os Simple Plan, onde é descrito o funcionamento de uma tecnologia que permite que os fãs com défices auditivos possam ouvir os concertos.
Consultem o vídeo aqui.