Todos nós, com um conhecimento mais ou menos aprofundado, já ouvimos falar do conceito de Inclusão, em alguma etapa da nossa vida. Uma vez que este blog é dedicado às Necessidades Educativas Especiais (NEE), considerei pertinente elaborar uma publicação sobre a temática da Inclusão, para relembrar a sua importância.
Quando falamos em Inclusão, frequentemente, pensamos em direitos e oportunidades iguais para todos, independentemente das suas características individuais, para que, desta forma todos possam sentir-se igualmente integrados na sociedade.
As crianças com NEE representam um grupo populacional, no qual o conceito de Inclusão surge implicitamente associado. Estas crianças apresentam um conjunto de necessidades e características especiais e, como tal, necessitam de uma atenção personalizada, por parte dos profissionais responsáveis pela sua educação escolar. A filosofia inclusiva defende que estas crianças devem e têm o direito de estar inseridas em turmas regulares, nas quais possam obter um acompanhamento especializado, para que todas possam usufruir das mesmas oportunidades, independentemente das suas diferenças. De salientar que, para isso ocorrer, é necessário que existam adaptações (de materiais, curriculares) para as crianças com NEE.
As vantagens desta filosofia não se aplicam só às crianças com NEE, mas também às outras. As crianças sem NEE ao estarem em interação constante com os seus colegas com NEE vão aprender a compreender e a aceitar as diferenças individuais. E, mais importante, vão aperceber-se de que todos nós somos diferentes e, como tal, todos temos qualidades importantes para partilhar com os outros.
Despeço-me com um vídeo que encontrei numa das minhas pesquisas acerca da inclusão:
Espero que gostem!
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